Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

 ESTUDAR É FÁCIL



Total de visitas: 9051
A TEORIA CELULAR

A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. A teoria indica que todas as plantas e animais são compostas por células.

Teoria Celular, foi criada por Matthias Jakob Schleiden (botânico alemão) e Theodor Schwann (naturalista alemão) depois de inúmeros estudos microscópicos realizados após a descoberta da célula por Robert Hooke, no final da década de 1830.

Em outubro de 1838, Schwann e Schleiden reuniram-se para discutirem as suas ideias sobre a organização dos seres vivos. Schleiden tinha a certeza que todas as plantas eram constituídas por células; Schwann pensava igualmente sobre os animais. As ideias sobre a estrutura dos seres vivos foram sintetizadas por Schwann da seguinte forma:

"As partes elementares dos tecidos são células, semelhantes no geral mas diferentes em forma e função. Pode ser considerado certo que a célula é mola-mestra universal do desenvolvimento e está presente em cada tipo de organismo. A essência da vida é a formação da célula."

Célebres biólogos da época, como o fisiologista Claude Bernard e o patologista Rudolf Virchow, reconheceram prontamente a validade da Teoria Celular, o que facilitou a sua aceitação. A partir de então, os biólogos passaram a falar dos seres vivos levando em consideração as suas células e os seus componentes celulares. Virchow, por exemplo, acreditava que as doenças  eram originadas nas células.Num trabalho datado de 1858, ele diz:

"A causa das doenças deve ser investigada na célula; seus sintomas, em última análise, nada mais são do que uma reação das células do organismo aos fatores que desencandeiam as doenças."

A  importância da Teoria Celular:

O reconhecimento de que a célula é fundamental na constituição de todo o ser vivo foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Com isso, a Botânica e a Zoologia, até então consideradas tão distintas, foram reunidas. Ficou bastante claro que as células são "semelhantes no geral mas diferentes em forma e função", têm em comum o facto de que todos seres vivos são formados por células. Portanto, para entender a vida, é preciso conhecer a célula.

O entusiasmo pela Teoria Celular foi tão grande que levou os biólogos a investigar a origem das células vivas. Alguns achavam que elas surgiam espontaneamente, a partir da junção de determinados tipos de substâncias químicas. Outros se opunham, dizendo que a toda célula vem de outra preexistente.

A Teoria Celular tem três ideias principais:

  • Todos seres vivos são formados por células e por seus produtos. Portanto, as células são as unidades morfológicas dos seres vivos;
  • As atividades fundamentais que caracterizam a vida ocorrem dentro da célula. Portanto, as células são as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos;
  • Novas células se formam pela reprodução de outras células preexistentes, por meio da divisão celular.

Esta última idéia foi uma conclusão de Rudolph Virchow (patologista alemão) em 1855. Ele resumiu essa idéia numa frase em latim, que se tornou famosa: '"Ommis cellula ex cellula"'''

Fonte: WiKipédia

Criar um Site Grátis   |   Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net